
Empreender na quarentena!
Compartilhe

E depois de 12 dias, me permiti uma pausa.
Um necessário descanso mental e físico também. Mas descanso do quê, já que tá em casa, fazendo ensaios à distância?! Até eu me fiz essa pergunta e ela me trouxe algumas reflexões. A primeira dela é de como esse processo de quarentena tem sido desafiador e transformador de diferentes formas pra cada pessoa. Enquanto alguns desaceleram e custam a se acostumar com essa rotina mais "tranquila" (ignorando completamente o motivo que nos trouxe até aqui - o COVID19 - seguimos com o raciocínio), estão se adaptando ao home office e mais "relaxados"... Outros (nós) que já usufruíamos dessa "tranquilidade" estamos mais acelerados do que nunca. E o motivo é que nós, empreendedores, diante de toda essa situação, estamos sendo obrigados e nos reinventar! Com a água batendo na bunda?! Com certeza! Acaba se tornando quase uma competição, de quem produz mais, de quem é mais criativo! Mas esse processo também requer tempo, calmaria, conexão, estratégia e principalmente: saúde mental! É óbvio que vamos produzir, é claro que não vamos parar! Porque a gente conhece toda a caminhada que nos trouxe até aqui e não vai ser agora que vamos parar!
Eu só tô escrevendo isso, na verdade, pra te lembrar de RESPIRAR. Tira uma folga, vai olhar pro céu, vai na janela tomar um ar...
Não, nós não precisamos ser tão criativos e produtivos sempre. A "competição" tá acirrada, eu sei, mas você já chegou até aqui! Agora é hora de estudar, organizar, criar e, principalmente ESTAR...
Lembrar de estar presente é um dos maiores apredizados que podemos tirar desse momento. Valorizar e agradecer por todos os privilégios que temos. Eles são muitos!
Se você conhece alguém que empreende e pode estar passando por algo parecido nesse momento, essa é uma ótima oportunidade pra você demonstrar todo seu apoio, respeito e admiração pelo trabalho e pela trajetória dessa pessoa.
Por outro lado, se você tem um sonho de empreender e fazer algo que te faça feliz todos os dias, mas tem MEDO ou deixa de fazer por algum outro motivo, usa esse momento a seu favor. Junta sua força com a sua coragem e criatividade e faça acontecer! Se livra do medo (do julgamento alheio ou de algo dar errado, porque vai dar muitas vezes, é normal) e esteja ABERTO(A) para o que vier. Esteja atento(a) aos INSIGHTS, às informações que nascem lá dentro do seu coração com tanta força, mas que você automaticamente julga e descarta. É a sua INTUIÇÃO tentando te guiar. Simplesmente ACREDITE e deixe estar. Deixe guiar. É só a gente acreditar!
Agora é hora de se reinventar! E acreditar que seremos pessoas ainda melhores, quando tudo isso acabar.
P o r q u e v a i p a s s a r !
S2
Com amor,
Ju Barbeito